Ministério Público investiga uso de celulares por facções criminosas em prisões do Ceará Forquilha Notícias

Últimas

sábado, outubro 21, 2023

Ministério Público investiga uso de celulares por facções criminosas em prisões do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) conduziu na manhã desta sexta-feira (20) a Operação Carretilha, visando investigar o uso de dispositivos móveis por integrantes de organizações criminosas nas penitenciárias do estado. A ação foi realizada em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Cascavel, com o auxílio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Ceará.


Segundo o Portal GCMais, após a autorização judicial, os dados dos dispositivos móveis foram examinados, revelando que um dos aparelhos era utilizado coletivamente na prisão, com identificação de três usuários. A investigação também confirmou o envolvimento desses suspeitos em uma facção criminosa com atuação internacional no tráfico de drogas.

Dois dos suspeitos foram alvo da "Operação Carretilha," com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil do Ceará. Durante a operação, três celulares foram apreendidos. Promotores de justiça, com autorização judicial para extrair dados dos novos dispositivos apreendidos, aprofundarão as investigações.

O terceiro suspeito que utilizava os celulares em 2018 permanece detido no sistema penitenciário do Ceará e não foi alvo de busca e apreensão durante esta operação. A identidade dos envolvidos não foi divulgada pelo Ministério Público.