Menino de 14 anos saiu atirando e ainda feriu gravemente uma professora; outros alunos também foram atingidos.
Pelo menos nove alunos e um segurança morreram após um ataque com arma de fogo feito por um adolescente de 14 anos a uma escola primária em Belgrado, capital da Sérvia, na manhã desta quarta-feira (3). Segundo Milan Nedelijkovic, prefeito do distrito de Vracar, mais seis crianças e uma professora foram feridos. O atentado aconteceu na escola Vladislav Ribnikar, e o atirador foi preso pela polícia.
O segurança "tentou evitar a tragédia e foi a primeira vítima", disse Nedeljkovic. "Provavelmente a tragédia teria sido ainda maior se este homem não tivesse ficado na frente do jovem que estava atirando", acrescentou.
Segundo o Ministério da Comunicação da Sérvia, a polícia enviou à escola, imediatamente, todas as suas patrulhas disponíveis. O menor foi detido ainda dentro do colégio, num pátio, pouco depois de fazer os disparos com um revólver. Os feridos foram hospitalizados.
Um pai de aluno disse à rede sérvia RTS que viu "crianças correndo para fora da escola, gritando. Pais vieram em pânico para a escola. Eu ainda ouvi três disparos". Um outro pai, Milan Milosevic, contou ao canal N1 que sua filha estava na classe onde o adolescente começou o ataque, mas ela conseguiu fugir. "O menino atirou primeiro na professora e passou a disparar a esmo", contou Milosevic.
O ataque causou grande comoção no país europeu, principalmente pelo fato de que incidentes desse tipo são extremamente raros nos países balcânicos.