A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (22) a descoberta do tesouro de dois naufrágios com artefatos romanos e medievais.
O destaque da recente descoberta é um anel de ouro com uma pedra verde gravada com a imagem de Jesus como o "bom pastor", uma das primeiras representações utilizadas pelo Cristianismo.
O anel foi encontrado em meio a moedas, figuras de bronze e máscaras do teatro romano na costa do mar Mediterrâneo, próximo à cidade de Cesareia, em Israel, que era a capital romana no século III.
Esse [século III] foi um período em que o Cristianismo estava apenas começando, mas definitivamente crescendo e se desenvolvendo, especialmente em cidades plurais como Cesareia", explicou Helena Sokolov, uma das curadoras do IAA e responsável por estudar o anel, em entrevista à AFP.
As moedas e artefatos têm idade que variam entre 600 e 1.700 anos e foram encontrados durante uma expedição marítima que durou dois meses.
O diretor da unidade de curadoria do IAA, Jacob Sharvit, disse em entrevista à AP que os navios que naufragaram provavelmente vinham da Itália, levando em consideração os artefatos que eram transportados. Ele informou que ainda não foi possível determinar se os destroços dos navios estão preservados debaixo da areia.