Ibope confirma tendência de alta para Bolsonaro e de baixa para Marina Forquilha Notícias

Últimas

terça-feira, setembro 11, 2018

Ibope confirma tendência de alta para Bolsonaro e de baixa para Marina

Pesquisa feita de sábado a segunda-feira mostra, ao contrário do Datafolha, queda da rejeição do militar reformado após atentado

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira confirma a consolidação do voto no deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) após o atentado sofrido por ele na semana passada. O candidato do PSL aparece com 26%, quatro pontos a mais do que tinha na última pesquisa. Além disso, sua rejeição caiu de 44% para 41% — assim como a rejeição de todos os candidatos. Os números do Ibope, coletados entre sábado e segunda-feira, representam um cenário bem melhor para o capitão reformado do Exército do que o traçado pela pesquisa do Instituto Datafolha feita e divulgada na segunda-feira.
No segundo turno, ao contrário do cenário desfavorável exposto pelo Datafolha, Bolsonaro aparece tecnicamente empatado com todos os seus adversários. Contra Ciro Gomes (PDT), o deputado teria 37% dos votos, três pontos a menos que o ex-governador do Ceará. Contra Geraldo Alckmin (PSDB), Bolsonaro aparece com os mesmos 37%, enquanto o tucano tem 38%. O deputado do PSL aparece empatado com Marina Silva (Rede) em 38% e na frente de Fernando Haddad (PT), com 40% contra 36%.
A pesquisa também confirma a tendência de queda de Marina Silva. A ex-ministra tinha 12% das intenções de voto na última pesquisa, e agora aparece com 9%, uma queda acima da margem de erro, de dois pontos. Já Ciro oscilou dentro da margem de erro, de 12% para 11%. Alckmin ficou com os mesmos 9% da última pesquisa e é seguido por Haddad, indicado nesta terça-feira para concorrer no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Todos esses quatro candidatos estão tecnicamente empatados.
A pesquisa contou com entrevistas de 2.002 eleitores, que foram ouvidos entre os dias 8 e 10 de setembro — como a pesquisa Datafolha foi feita apenas no dia 10, é possível que o cenário identificado por ela esteja mais próximo da atual dinâmica de votos. O Datafolha volta às ruas na quinta e na sexta-feira e divulga sua próxima pesquisa na noite da própria sexta-feira.

OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA

(Entre parênteses o índice de cada candidato na pesquisa anterior, aplicada entre os dias 1º e 3/09)

Jair Bolsonaro (PSL): 26% (22%%)
Ciro Gomes (PDT): 11% (12%)
Marina Silva (Rede): 9% (12%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 9% (9%)
Fernando Haddad (PT): 8% (6%)
Branco/nulos: 19% (21%)
Não sabe/não respondeu: 7% (7%)

Rejeição dos candidatos

 Jair Bolsonaro (PSL): 41% (44%)
Marina Silva (Rede): 24% (26%)
Fernando Haddad (PT): 23% (23%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 19% (22%)
Ciro Gomes (PDT): 17% (20%)
Henrique Meirelles (MDB): 11% (14%)
Vera (PSTU): 11% (13%)
Eymael (DC): 11% (14%)
Cabo Daciolo (Patriota): 11% (14%)
Guilherme Boulos (PSOL): 11% (13%)
João Amoêdo (Novo): 10% (12%)
Alvaro Dias (Podemos): 9% (13%)
João Goulart Filho (PPL): 8% (11%)
Poderia votar em todos: 2% (1%)
Não sabe/não respondeu: 11% (10%)