As obras de recuperação e modernização do bondinho de Ubajara (Região da Ibiapaba) começam a sair do papel. O investimento é de US$, 2,86 milhões, recursos oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que fazem parte de um pacote total de US$ 150 milhões do Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico (Prodetur).
Os moradores da região comemora o início de obras aguardadas desde 2015 quando, em seus 40 anos de operação, o teleférico teve que ser desativado por questão de segurança.
O equipamento terá suas cabines e estrutura metálica renovadas e ganhará equipamentos eletrônicos e mecânicos, além de coberta na estação inferior, construção de banheiros, além de urbanização do entorno e mais a construção de um mirante. O prazo das obras é de 12 meses.
O início das obras demorou porque houve ainda necessidade de aprovação do projeto por parte do Ibama e do ICMBio, responsáveis pela liberação das licenças ambientais. A expectativa dos moradores da região é de retomar, com o equipamento, o, bom fluxo de turistas que circulava por ali no passado.