Preocupado em manter vivo o estilo musical em sua tradição, Carlos Villela é muito crítico ao que classifica como “desvirtuação do forró”. “Tem tanta coisa hoje que se faz e diz que é forró. Nada contra, mas é importante quando a gente tem essa oportunidade de expor a origem. Você pode até derivar, mas derivações positivas, como o Tropicalismo ou a Bossa Nova, que é nada menos que o que Caymmi já fazia. O problema é que o forró gerou 90% de derivações negativas”, afirma o músico, acrescentando que tal fenômeno não surgiu somente agora. “Gonzaga depois dos anos 50 foi pro ostracismo devido à ascensão da musica brega daquela época. Quando chegou final dos anos 70 veio outra coisa dizendo que é forró, que é a coisa de duplo sentido. E ai veio Sandro Beker, tal. E era um duplo sentido louco. Ai Luiz Gonzaga novamente foi pro ostracismo e esses caras estouraram, ganharam disco de ouro fazendo uma música que na verdade não acrescentava nada no ponto de vista cultural, da evolução do ser humano, da poesia. E eu acho que a arte é isso, ter uma conexão com tempo de forma positiva. Depois, com o tempo, é que Flávio José, através de Maciel Melo, trouxe a poesia de volta, já nos anos 90”, diz Villela, que soma mais de 20 anos de carreira e já teve composições gravadas por nomes como o próprio Flávio José, além de Genival Lacerda, Targino Gondim, Elba Ramalho e Fagner.
Nesta linha do tempo do que Villela chama de “desvirtuação do forró” entram também bandas que fizeram muito sucesso. “Depois que acabou o forró de duplo sentido chegam grupos como Mastruz com Leite e Magníficos, uma coisa que não tem nada a ver, dizendo que é forró, mas que de forró só era o nome, porque já era uma lambada no meio do negócio, com uns textos machistas”, critica o músico, que enxerga também em Aviões do Forró superficialidade e mega-estrutura semelhante. Mas nem toda postura empresarial gigantesca ele vê com maus olhos. “Adelmário Coelho adotou essa postura, mas enfatizando o autêntico forró, ou seja, pode ser pop star do forró, mas valorizando a tradição”, explica Carlos Villela, sem deixar de comentar sobre o Forró Universitário. “É um título horroroso, né? O outro era analfabeto? É um preconceito enorme. Isso existe só para o ritmo ser aceito no sul, para tocar nos lugares bacanas, pra justificar Falamansa. Eles têm até um aspecto positivo, textos bacanas, modernos, mas é tudo pra isso. Hoje em dia tem até Arrocha Universitário, é tudo safadeza”, declara.
ServiçoO QUÊ: Projeto Viva Gonzagão, com Carlos Villela, Eugênio Cerqueira, Marquinhos Café e Genaro
QUANDO: Estreia sábado, 11 de abril, das 14h às 18h. Projeto segue em cartaz quinzenalmente, aos sábados, até junho.
ONDE: Restaurante Grande Sertão
QUANTO: R$20
ServiçoO QUÊ: Projeto Viva Gonzagão, com Carlos Villela, Eugênio Cerqueira, Marquinhos Café e Genaro
QUANDO: Estreia sábado, 11 de abril, das 14h às 18h. Projeto segue em cartaz quinzenalmente, aos sábados, até junho.
ONDE: Restaurante Grande Sertão
QUANTO: R$20